Jornal O Interiorano - A verdade como referência - Fundador: João Victor da Silva - CNPJ: 13.513.199/0001-01 - Fone: (83) 8855-0110 - Sapé-Paraíba.

COLABORADORES



“SEJA O MEU CÉU...”.


DIA DESSES, ESTAVA NA CASA DE MINHA IRMÃ QUANDO ME DEPAREI COM UM DVD MUITO BOM, TALVEZ UM DOS MELHORES DOS ÚLTIMOS TEMPOS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA: “LUZ NEGRA” (O TÍTULO DO DVD É UMA HOMENAGEM A CAZUZA E UMA DE SUAS OBRAS MUSICAIS) E AS MÚSICAS APRESENTADAS FAZ LEMBRAR VÁRIOS CANTORES E COMPOSITORES  NACIONAIS, DESSA VEZ CANTADOS E INTERPRETADOS PELA MINEIRA FENANDA TAKAI, VOCALISTA DO GRUPO PATO FÚ.
ELA, FENANDA TAKAI, DÁ, LITERALMENTE, UM SHOW. ALIÁS, SUA VOZ DISPENSA COMENTÁRIOS. QUEM ADORA OUVIR MPB E O FAMOSO POP ROCK E GOSTA DO GRUPO PATO FÚ, SABE DO QUE FALO. SÓ POSSO APLAUDIR TANTA HARMONIA, POSTAÇÃO, AFINAÇÃO E SINGELEZA NAS SUAS INTERPRETAÇÕES. A VOZ DESSA MINEIRA TAMBÉM ESTÁ NAS TRILHAS SONORAS DE MUITAS NOVELAS. O DVD “LUZ NEGRA” TEM MÚSICAS QUE VÃO DE CHIQUINHA GONZAGA, CAZUZA A ROBERTO CARLOS. FERNANDA TAKAI, PERPASSA MUITAS FASES E ARTISTAS DA NOSSA MÚSICA NO SHOW “LUZ NEGRA”.
MAS, ADOREI VOLTAR AO PASSADO QUANDO ELA INTERPRETOU “SEJA O MEU CÉU” DO COMPOSITOR E MÚSICO PERNAMBUCANO ROBETINHO DO RECIFE. FOI UM DOS GRANDES SUCESSOS DA DÉCADA DE 80. E ROBERTINHO DO RECIFE TAMBÉM DISPENSA COMENTÁRIOS: MÚSICO DE PRIMEIRA GRANDEZA!
 FAÇO ESSE COMENTÁRIO SOBRE ESSE DVD PORQUE É BOM REVITALIZARMOS NOSSOS GRANDES MÚSICOS E PRINCIPALMENTE NOSSOS GRANDES MÚSICOS NORDESTINOS E TAMBÉM DEMONSTRAR, COM TAL INTERPRETAÇÃO, A CONTRIBUIÇÃO QUE O NORDESTE DÁ À MPB QUANDO LEVA AO SUL E SUDESTE DO BRASIL SEUS PRINCIPAIS NOMES: OS PERNAMBUCANOS LUIZ GONZAGA, ALCEU VALENÇA, GERALDO AZEVEDO, NANDO CORDEL; OS PARAIBANOS ZÉ RAMALHO, ELBA RAMALHO, RENATA ARRUDA, CHICO CÉSAR, JACKSON DO PANDEIRO, GENIVAL LACERDA; OS CEARENSES FAGNER E BELCHIOR; OS BAIANOS PEPEU GOMES (HOJE, INTERPRETADO POR VÍCTOR E LÉO), MORAES MOREIRA, MARIA BETHÂNIA, GILBERTO GIL, CAETANO VELOSO, GAL COSTA, SIMONE E TANTOS QUE ESTÃO AÍ AINDA NAS PARADAS DE SUCESSO E OUTROS, ESPERANDO GRANDES VOZES PARA SEREM LEMBRADOS E REVIVIDOS, COMO ROBERTINHO DO RECIFE, COM NOSTALGIA, COM SAUDADE E COM VONTADE DE “QUERO MAIS”!
OUVIR UMA MINEIRA CANTAR PERNAMBUCO, EM “SEJA O MEU CÉU” É OUVIR O SOM DE UM BRASIL QUE É TÃO RICO DE MÚSICA, DE SONS, DE RITMOS, ALEGRIAS. OUVIR E ASSITIR ESSAS HOMENAGENS É PODER VER O QUANTO NOSSA MPB TEM ESPAÇO, TEM ESPAÇO PRA TODOS!
A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA PRECISA DESSES MOMENTOS DE REENCONTRO COM ESSAS RAÍZES REGIONAIS. NÃO TÔ AQUI FALANDO QUE NOSSA MÚSICA “EMPOBRECEU”, MAS CAIU NA MESMICE DOS MODISMOS. CLARO, QUE NOVOS ASTROS, INTÉRPRETES SURGIRAM E SURGIRÃO NESSES 20 ANOS E NOS PRÓXIMOS 20, 30, 40... POR AI, VAI. O QUE NÃO SE PODE É DEIXAR NOS ESQUECIMENTOS MUSICAIS NOMES COMO O DE UM ROBERTINHO DO RECIFE, UMA KÁTHIA DE FRANÇA, UM GERALDO VANDRÉ, ENTRE OUTROS.
NO ANO DO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO REI DO BAIÃO (2012), LUIZ GONZAGA, A INTERPRETAÇÃO DE “SEJA O MEU CÉU” POR FERNANDA TAKAI, DO MÚSICO PERNAMBUCANO ROBERTINHO DO RECIFE, NOS FAZ PEDIR NOVAS HOMENAGENS E MAIS REVIVESCÊNCIAS.
                            “COM O MEU BAIÃO ESTAREI, DESENHANDO UM NOVO CÉU,
“SEJA O MEU CÉU, SEJA O MEU CÉU...”.


NADJA CRISTIANE LOURENÇO
PROFESSORA E ESCRITORA










 COPROCEN – CULTURA DE QUALIDADE

A COPROCEN, Companhia de Produções Cênicas de Sapé é a única genuinamente sapeense que trabalha e divulga a arte e a cultura do nosso município. É só acessar coprocen.blogspot.com e ter acesso exclusivo às matérias culturais que tem no blog, inclusive tendo acesso a Lei Municipal de Cultura José Cândido Sobrinho que dispõe sobre a criação do FUMIC – Fundo Municipal de Incentivo a Cultura. A COPROCEN tem a direção do professor e teatrólogo Josinaldo Ferreira, que é asessorado por Walkíria Rodrigues, Valmir e Jorgan Estevam e com as participações especiais de Amadeu Avelino e Berto Mares. A Instituição tem um elenco qualificado e preparado para atuação em peças teatrais e trabalha na qualificação de novos atores e atrizes para o mundo das artes cênicas, incluindo teatro, cinema e televisão. Josinaldo Ferreira tem formação como teatrólogo e cursos de especialização como dramaturgo e cineasta, já tendo escrito e apresentado várias peças, entre elas: Auto da Paixão de Cristo, Auto do Natal, Se Jesus Voltasse, Monólogo de Augusto dos Anjos, Rei Lear, entre outras. Ultimamente, o autor apresentou a peça “O Martírio de João Pedro Teixeira”, relatando as Ligas Camponesas da década de 60. A nível de Brasil, no final de 2010 a COPROCEN concorreu e ganhou o projeto oficinas de produções textuais (gênero dramático). A obra foi selecionada pela Bolsa Funart de Circulação Literária, que beneficiou as cidades de Sapé, Riachão do Poço e Nova esperança (PA). Cada cidade teve a participação de 100 crianças e adolescentes de comunidades carentes.
Conforme constatamos, a COPROCEN não para, está sempre em atividade. No dia 02 de abril deste ano estará apresentando peça relacionada ao aniversário do assassinato do líder das ligas camponesas, João Pedro Teixeira, certamente divulgada nas principais veículos de comunicação do Nordeste, a exemplo da Rede Globo Nordeste, com sede na capital pernambucana, e que virá a cidade de Sapé.
Entendemos que a cidade de Sapé é um celeiro artístico em várias áreas. O que falta é a valorização, apoio e incentivo aos artistas locais. A COPROCEN acredita nos valores da terra, e eu, Berto Mares tenho orgulho de fazer parte da COPROCEN atuando como ator de destaque junto aos demais que são hipercompetentes. Eu, Berto Mares, já recebi várias homenagens aqui em Sapé-PB, foram elas: certificado de participação na Semana da Arte/2008; diploma de Honra ao Mérito, na Escola Municipal Luis Inácio Ribeiro Coutinho; Menção Honrosa, na Escola Stella da Cunha Santos; Certificado de participação do 1º info blog; e o mais recente, o Título de Cidadão Sapeense, concedido por unanimidade pela Câmara Municipal de Sapé, uma propositura do vereador Zé Birato. Eu, Berto Mares, tenho serviços prestados no município nas áreas social e cultural.
Com o titulo de Cidadão Sapeense, aumentou ainda mais a minha responsabilidade com a minha terra querida, magnífica e mãe adotiva Sapé, neste Estado da Paraíba. A COPROCEN e a Granja Santana estão unidas em prol da arte, da música e da cultura sapeense. A Granja Santana fica localizada no Portal II da cidade de Sapé, no sentido Sobrado-Sapé, e a entrada fica ao lado do posto de gasolina, próximo ao distrito mecânico. É lá que está nascendo uma grande novidade no meio artístico que com certeza Sapé terá orgulho após o seu surgimento. Depois do lançamento do projeto “Granja Santana”, seguiremos para o estado vizinho de Pernambuco, e em seguida será a vez de São Paulo-SP. Com certeza o mundo irá conhecer a nossa cultura. A COPROCEM tem feito muito e fará bastante pela arte e pela cultura. As cidades que irão ter a presença do elenco da COPROCEN serão: Sapé que é a sede oficial, Sobrado, Pilar, Cruz do Espírito Santo, Mari, Pilões,Areia, Cabaceiras, Taperoá, Alagoa Nova, Bananeiras, Alagoa Grande, a capital João Pessoa e demais cidades paraibanas. A parceria da COPROCEN com a Granja Santana (uma organização de zezo) abriu as portas para os artistas sapeenses, tornando-se um point festivo onde a cultura é totalmente valorizada, um lugar que faltava para grandes encontros artísticos e cultural. E quem está vindo fazer parte e reforçar com ênfase é o cantor e compositor pernambucano Augusto Cesar.
Berto Mares
Poeta/ Cordelista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário