Postagem em destaque

Campeonato Paraibano - Confiança-PB acerta com empresa para gerir futebol por cinco anos Clube fecha parceria e uma empresa privada cuidará do futebol

O Confiança, da cidade de Sapé (PB), que, atualmente, está na segunda divisão do Campeonato Parai...

Na sua vinda a Sapé:
Secretário da Cultura do Estado apresenta o Plano Estadual de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas

O secretário municipal de Cultura Jairo Cezar foi o mediador das discussões sobre o Plano de Livro,
Leitura, Literatura e Bibliotecas - o evento aconteceu na Biblioteca Augusto dos Anjos, no Centro de Sapé
Uma manhã movimentada foi a de hoje, 10/02, quando da vinda do secretário de cultura do Estado ao município de Sapé. O objetivo foi o de apresentar e discutir o PLANO ESTADUAL DE LIVRO, LEITURA, LITERATURA E BIBLIOTECAS DA PARAÍBA.
Siqueira criou o gabinete itinerante e pretende percorrer
o Estado na luta por políticas públicas literárias
 O evento aconteceu na Biblioteca Augusto dos Anjos, onde estiveram presentes, além das pessoas envolvidas com o tema na cidade de Sapé, o poeta Fábio Mozart, o secretário municipal de cultura Jairo Cezar, o Secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira, Adriana Uchôa - Assessora do Gabinete da Secretária de Cultura, Cybelle Macedo - Coord. do sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Tatiana Cavalcante - Coord. da Biblioteca Pública Juarez da Gama Batista - Biblioteca do Espaço Cultural, entre outras personalidades.

Entre os muitos assuntos abordados pela plateia presente, destaque para a MINUTA DO PLANO ESTADUAL DE LIVRO, LEITURA, LITERATURA E BIBLIOTECAS DA PARAÍBA, onde foram destacados vários eixos, a saber:
Eixo 1 - Democratização do acesso.
Vários cordelistas e escritores de outros municípios estiveram
em Sapé,  a exemplo do poeta Fábio Mozart, a esquerda (Itabaiana)
Eixo 2 - Fomento à leitura, formação de mediadores e valorização do profissional bibliotecário.
Eixo 3 - Valorização da leitura e da comunicação e seu valor simbólico.
Eixo 4 - Apoio à criação e ao consumo de bens de leitura.
Eixo 5 - Institucionalização e fortalecimento do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Paraíba SEBP/PB.
Fazendo uma breve apresentação de sua pessoa e de seu trabalho, o secretário Lau Siqueira se reportou ao Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e salientou: “Vamos mexer com a cadeia produtiva da literatura, com uma política literária sem ostentação mas com humildade e amor. A cultura não pode parar e precisamos construir algo que toque”.
Lau Siqueira resumiu um pouco sobre sua vida e relembrou da sua infância de menino pobre, filho de agricultores. O secretário falou de suas primeiras iniciativas, como por exemplo a criação de um gabinete itinerante para a construção de políticas públicas e de formação do cidadão, e em certo momento disse “Um menino pobre e um filho da burguesia devem ter o mesmo acesso à leitura”.
Finalizando sua fala o secretário estadual de cultura disse que aproximar da literatura e aproximar de outros conhecimentos, e que o Plano Estadual do Livro e da Literatura não tem limites nem dono, mas que é do alcance de todos.

 Da redação
do Interiorano
Créditos:
João Victor da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste aqui seu comentário